Notícia

Conheça as novidades

20 de mar

Qual é a diferença de SEO e SEM?



 
Tanto o SEO quanto o SEM são indispensáveis para o sucesso de um campanha realizada na web. Entretanto, é importante saber o que cada um é para não errar no planejamento.
 
Primeiro vamos para os significados de cada sigla:
 

SEO – Search Engine Optimization

SEM – Search Engine Marketing

 
Sim, apenas uma letra ou palavra muda tudo. O que conhecemos por SEO nada mais são do que técnicas e ações utilizadas pelos profissionais de web para otimizar os sites. O objetivo é que eles apareçam em melhores posições nos buscadores (Google e Bing, por exemplo).
 
Trabalhar com SEO não significa pagar para ter melhores posições, mas sim produzir conteúdo de qualidade e relevante para os mecanismos de buscas.
 
O SEM é diferente porque é mais amplo e engloba o SEO, que junto com outros itens (como os links patrocinados) compõem toda a estratégia de marketing online de uma empresa. É como se o SEM fosse a estratégia e o SEO, o link patrocinado e outras ações fossem as táticas, caminhos de alcançar o objetivo traçado pelo SEM.
 
Em qual vale mais a pena investir: conteúdo ou link patrocinado?
 
Nos dois. O importante é utilizar sempre de maneira correta as ferramentes para que o objetivo traçado pela empresa seja alcançado (aliás já mostramos aqui no blog dois tipos de objetivos que a sua empresa pode ter com divulgação) com o orçamento disponível hoje.
 
Por isso é tão importante trabalhar com profissionais especializados para o dinheiro da sua empresa render!