Notícia

Conheça as novidades

16 de set

Por que os anos 80 mudaram o mundo?


 
Se na América Latina, os anos 80 são conhecidos como a década perdida, devido à estagnação econômica e grande instabilidade financeira que os países viviam naquele período, se considerarmos fatores culturais e comportamentais, a década pode ser considerada um período transitório que deixou seu legado para os dias atuais.
 
A constante mudança de predominância de gêneros no cenário musical brasileiro e mundial, que hoje ocorre com velocidade cinco vezes maior do que há 30 anos, hora nos dizendo que a música do momento é o sertanejo universitário, o pagode, o funk ostentação ou o rock indie e torna o que é legal hoje em “old but gold” daqui a dois anos, por mais que pareça inovadora, apenas gira em torno de subgêneros, em releituras de algo proveniente de outros tempos. Com o avanço da tecnologia que ocorreu no final dos anos 70 e inicio dos 80, possibilitando com que as pessoas tivessem aparelhos como gravadores portáteis e computadores pessoais, surgiu a música eletrônica, último estilo musical sem precedentes.
 
A admiração e fanatismo por artistas que já era visto desde a invenção da televisão nos anos 50, com personalidades como Elvis Presley e em anos seguintes com bandas como Beatles e Sex Pistols, na década de 80 tomou proporções maiores com a consolidação do mercado publicitário que enxergou em programas de TV e músicos, oportunidade para ditar o estilo de vida, em especial da população jovem. Se atualmente é praticamente impossível ver um videoclipe de um artista pop mainstream, sem que tenha uma campanha de celular contido nele, “agradeça” a todas as pessoas que em 1984 decidiram transformar as adolescentes americanas em cópias da Madonna.
 
Ainda tratando do cenário musical presente nas rádios e televisão, víamos nos artistas e suas canções, poder para ocasionar mudanças no comportamento e visão das pessoas. Desde a gravação de We Are The World, espécie de percursor de shows, como Criança Esperança, passando pela apresentação da Madonna no VMA, na primeira metade da década que repercutiu em discussões sobre a liberdade sexual feminina, assunto ainda muito relevante nos dias atuais, mas que com a diluição de ideais, atitudes e conceitos fez com que o show da Miley Cyrus na mesma premiação 29 anos depois, fosse apenas uma tentativa de aparecer.
 
Não só por renovações na cultura pop e publicidade são conhecidos os anos 80, como também por questões políticas, como o fim da Guerra Fria que encerrou as disputas, politicas e ideológicas entre países capitalistas liderados pelos Estados Unidos e socialistas comandados pela extinta União Soviética (URSS). A queda do muro de Berlim em 1989 que reunificou a Alemanha é considerada como marco do fim da Guerra Fria.
 
Por final, a grande mudança que os anos 80 trouxeram ao mundo, mudança essa nada positiva, foi o surgimento da AIDS, doença hoje ainda incurável, porém felizmente não mais vista como uma “sentença de morte” e nem com tanto preconceito como antigamente.