19/04 O mercado de e-commerce no Brasil



 
O mercado de e-commerce vem crescendo consideravelmente no mundo todo. Segundo o Relatório Webshoppers, feito pela E-bit/Buscapé, o comércio eletrônico brasileiro obteve 15,3% de crescimento no faturamento e 3% no volume de pedidos no ano de 2015, movimentando R$ 41,3 bilhões.
 
Qualquer nicho pode ser explorado pelo e-commerce, sendo uma grande oportunidade para empresas que oferecem produtos e serviços de diversos setores. Tanto lojas físicas que queiram entrar no mercado virtual, quanto lojas que já iniciam seus negócios com as vendas on-line, podem obter grandes resultados quando bem planejadas e gerenciadas.
 
Dentre as estratégias e ferramentas que devem ser utilizadas em um e-commerce, destacamos alguns fundamentais:
 
Atendimento eficiente e empático
 
Assim como em qualquer comércio, o bom atendimento é um dos fatores mais importantes para conquistar e fidelizar um cliente. É preciso que as empresas entendam que o consumidor que compra virtualmente precisa de respostas rápidas, já que pode entrar na loja virtual do concorrente com apenas um clique. Nesse jogo, ganha quem for mais ágil, claro e eficiente. Além disso, muitos e-commerces se diferenciam de seus concorrentes no pós-venda, demonstrando uma preocupação a mais com a satisfação do cliente. Invista nisso!
 
Uso estratégico dos dados do Google Analytics
 
O Google Analytics é uma ferramenta do Google que permite que os donos de páginas na web, incluindo lojas virtuais, tenham acesso a diversos dados como: quantos usuários acessaram a página, tempo médio de permanência, origem dos acessos, quantidade de vendas convertidas a partir de uma campanha, entre muitos outros. Esses dados possibilitam que estratégias de marketing sejam tomadas, maximizando os resultados da loja. Por mais que seja uma ferramenta intuitiva, é necessário um know-how para utilizá-la estrategicamente.
 
Adaptação para mobile
 
De acordo com uma pesquisa feita pela Coupfy, as compras por celulares e tablets cresceram 10,1% no primeiro semestre de 2015 e a previsão é de que cresçam 42% até o final de 2016. Por isso, é essencial que a sua loja virtual esteja adaptada para atender o público que prefere se conectar através de mobiles, tendo o cuidado necessário para que seu site não perca a funcionalidade e navegabilidade quando acessados por outros dispositivos.
 
Marketing de conteúdo
 
Para ter uma boa relevância nos buscadores da internet e também para aumentar o engajamento da marca, uma boa estratégia é apostar no marketing de conteúdo. Através de conteúdos em blogs e redes sociais, a empresa mostra o quanto é relevante e especialista no nicho em que atua, passando para o consumidor mais credibilidade.
 
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