06/10 Novas regras para publicidade relacionada a assuntos médicos foram divulgadas



 
A nova resolução 2.126/2015 do CFM atualizou suas regras para publicidade relacionados a assuntos médicos, visando boicotar a autopromoção e o sensacionalismo.
 
Para conseguir resultados positivos com o marketing digital, é bom ficar atento às alterações, além de cumprir as regras anteriores, pois qualquer deslize é passível de punição pelo Conselho Federal de Medicina.
 
Confira as novas regras:
 

  • O profissional da saúde não pode tirar selfies em situações de trabalho e de atendimento;
  • Está vedada a propaganda de métodos ou técnicas não reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina;
  • O médico está proibido de divulgar a posse de títulos científicos que não possam ser comprovados;
  • O médico não pode participar de anúncios de empresas comerciais ou de seus produtos (qualquer que seja sua natureza).
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    Além das regras oriundas da nova resolução, temos outras regras que ainda são ignoradas por muitos médicos, como:
     

  • É proibido postar fotos do antes e depois de um tratamento;
  • É estritamente proibido a exposição de pacientes em fotografias, vídeos ou qualquer outro meio;
  • O profissional da saúde não pode, em momento algum, dizer que é o melhor em sua especialidade;
  • O médico não pode fazer consulta on-line com seus pacientes;
  • É proibida a divulgação de preços de tratamentos e procedimentos;
  • É vedado anunciar o exercício de mais de duas especialidades por médico.
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    Mesmo com as regras estabelecidas, é normal o profissional da saúde ter dúvidas na hora de se promover, para isso, elegemos as maiores dúvidas:
     
    O médico pode ter site?
    Sim! Desde que não infrinja as regras do CFM.
     
    Posso ter meu perfil nas redes sociais?
    Desde que o seu perfil pessoal não tenha o endereço e telefone da sua clínica, pode sim! Para trabalhar com as redes sociais de forma legal, o profissional deve ter um perfil específico (como as Fanpages do Facebook), onde serão abordados apenas assuntos médicos de sua especialidade, sem autopromoção, é claro.
     
    Como deve ser o logo da minha clínica, consultório ou hospital?
    Não há nenhum impedimento por parte do CFM sobre a identidade visual.
     
    Posso contratar uma agência para cuidar da minha divulgação?
    Sim! Não existe nenhuma regra do CFM que proíba a contratação de agências de publicidade e marketing digital. O que fica claro é que é a sua imagem que está em jogo, portanto, a contratação deve ser pensada muito bem.
     
    A Summer Comunicação também presta serviços de marketing digital para a área médica. Se você tiver interesse em conhecer um pouco mais, entre em contato conosco por aqui.
     

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