Notícia

Conheça as novidades

19 de fev

Mas, afinal, o que são bitcoins e por que tem gente usando meu computador para consegui-las?

Você sabia que alguns sites usam o seu computador para minerar bitcoins sem você saber?


 
Se você esteve por dentro das notícias sobre as criptomoedas, provavelmente deve ter ouvido falar que o Piratebay estava usando códigos JavaScript (linguagem de programação) para aproveitar a capacidade de processamento dos computadores dos seus usuários para explorar as tais criptomoedas. Mas, se você não acompanhou o caso ou não entendeu bulhufas, não tem problema, a gente te explica esse rolo:
 
Afinal, o que são bitcoins e criptomoedas? São a mesma coisa?
Basicamente, as criptomoedas são uma espécie de moeda virtual que podem ser utilizadas em transações de qualquer tipo e em qualquer lugar do mundo. Por serem totalmente virtuais, elas não são controladas por nenhum órgão governamental como o Banco Central, por exemplo. A bitcoin, por sua vez, nada mais é do que um tipo de criptomoeda, assim como Monero, Ethereum, Litecoin, e por aí vai.
 
E o que é mineração?
Como não existem órgãos regulamentadores para comprovar o “valor” e confirmar as transações realizadas com as criptomoedas, algumas pessoas “emprestam” a capacidade de processamento de seus computadores para registrar todas essas transações. Para que esse registro seja feito, os computadores conectados à internet precisam resolver problemas matemáticos e, quem resolve, ganha um bloco da moeda. Esse processo é chamado de mineração.
 
Como os sites usam meu computador para minerar criptomoedas?
Essa mesma mineração na qual as pessoas “emprestam” a capacidade de processamento de seus computadores também acontece através de sites, sem autorização do usuário. Esses sites usam anúncios que são carregados nas páginas do navegador para minerar as criptomoedas. Em alguns casos, os mineradores também podem chegar ao seu computador por meio de programas maliciosos (chamados dropper) que tem esse mesmo objetivo.
 
Como isso pode me prejudicar?
Embora não cause problemas “graves” para o seu computador, a mineração exige uma alta capacidade de processamento, o que pode causar lentidão na sua máquina, além de um alto consumo de energia. É importante lembrar também que pessoas estão conseguindo dinheiro “às suas custas”, sem o seu conhecimento ou autorização.
 
Como impedir que isso aconteça?
Felizmente, existem diversos métodos para impedir que sites terceiros usem seu computador para minerar bitcoins. Extensões e plugins para navegadores são alguns dos mais populares, pois bloqueiam o tráfego de informações associado com a mineração das criptomoedas. No Google Chrome, o mais conhecido é o “No Coin”, que funciona praticamente como um bloqueador de anúncios, mas contra os mineradores de criptomoedas, bloqueando os sites que fazem a prática.
 
E aí, conseguiu entender o que são as criptomoedas e como algumas pessoas estão usando computadores terceiros para consegui-las?