20/10 Marketing 3.0: Entenda sua importância

Conceito que começou a ganhar força no começo da década de 2010, o Marketing 3.0 tem como principal foco o ser humano. Porém, o que difere ele das outras eras é que por conta da mudança de comportamento do consumidor, principalmente devido aos avanços tecnológicos, o objetivo que antes era de atender suas necessidades básicas, passa a considerar muito mais de elementos “emocionais” do que racionais.

Enquanto o objetivo do Marketing 1.0 era centrado no produto e do Marketing 2.0 no consumidor, no Marketing 3.0 está muito mais relacionado a valores. Ou seja, as marcas precisam trabalhar tanto sua cultura organizacional (missão, visão e valores), quanto os seus produtos, a fim de contribuir para um mundo melhor juntamente com os seus consumidores que compartilham esses mesmos valores.

Isso quer dizer que atualmente ao invés do consumidor adquirir um produto apenas por conta da sua funcionalidade, a pergunta da vez é “esse produto vai me satisfazer emocionalmente?”

Kotler diz o seguinte a respeito do Marketing 3.0

“Em épocas de crise econômica global, o marketing 3.0 adquire relevância ainda maior para a vida dos consumidores na medida em que eles são afetados por rápidas mudanças e turbulências nas esferas social, econômica e ambiental. Doenças tornam-se pandemias, a pobreza aumenta e a destruição do meio ambiente caminha a passos largos. As empresas que praticam o marketing 3.0 oferecem respostas e esperança às pessoas que enfrentam esses problemas e, assim, tocam os consumidores em um nível superior.”

Por isso, é importante parar para analisar se sua empresa trabalha apenas pelo valor econômico, obtendo benefícios apenas aos acionistas ou trazendo algum benefício para a sociedade. Essa é uma questão fundamental para sobrevivência da sua empresa e que nunca podem deixar de serem discutidas internamente.

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