Notícia

Conheça as novidades

12 de mar

Dicas para criar o Logo da sua Empresa



 
Há quem ache que criar um logo para marca é uma tarefa fácil e que pode ser feita por qualquer um que “saiba mexer no computador”. Por essas e outras, que vimos algumas não muito apresentáveis e fora do contexto.
 
Não é a mistura de elementos como cores, imagens e tipologia que se cria um logo. Por isso, a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios apresentou algumas dicas para você se dar bem nos seus negócios, iniciando pela identidade visual.
 
1. Entenda seu mercado
Entender o mercado significa conhecer seu negócio de “ponta a ponta”. Ou seja, seu público-alvo em potencial, a cultura da sua empresa, a concorrência, saber como as pessoas enxergam sua marca, o que elas esperam do produto e o que ele representará no cotidiano delas. Assim, será possível transmitir um diferencial e encontrar um posicionamento adequado.

 
2. Menos é mais
A simplicidade é um dos principais componentes de um logotipo. Muitas cores, desenhos, símbolos e fontes extravagantes podem transformar sua marca em algo confuso e difícil do seu público-alvo assimilar. Além disso, é importante ter em mente que seu logo será reproduzido em diferentes locais e tamanhos, como jornais, outdoors, adesivos e placas, entre outros. Muitos elementos e cores com certeza irão dificultar a reprodução final. Vale ressaltar ainda que ser simples não quer dizer não ser sólido ou marcante.

 
3. Explore o significado das cores
A cor é um elemento fortíssimo de uma marca. Cada cor tem um significado específico. Juntas podem ressaltar sua marca e proposta como empresa ou podem também confundir o público e distanciá-lo. Por exemplo, o vermelho representa paixão, vigor, amor, perigo etc. Empresas que tenham essa essência em seu negócio ou desejam transmitir isso ao público podem usá-lo como tonalidade. As cores também podem ser usadas combinadas. O preto, o dourado e o prata transmitem a ideia de uma companhia “premium”, por exemplo.

 
4. Fuja do modismo
Seguir algo que esteja na moda pode ser muito vantajoso a curto prazo e gerar um bom impacto positivo. Mas, pelo menos na intenção, todos os empreendedores querem criar empresas sustentáveis e de longo prazo. Com isso, é extremamente importante criar um logo que seja atemporal.

 
Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios.
 
A Summer Comunicação tem uma ampla galeria de projetos realizados na categoria de Identidade Visual. Confira alguns destes trabalhos: