Notícia

Conheça as novidades

22 de set

Dica: Como desabilitar o corretor automático do Android

Desativar o corretor pode ser a solução para as desagradáveis sugestões de palavras.

Não tem coisa mais irritante (e por vezes bem engraçada) do que o corretor automático dos smartphones. Eles substituem palavras que “não conhecem” por outras que são parecidas em sua grafia, muitas vezes resultando em algo completamente fora do contexto.

Para evitar que isso ocorra e te complique quando está falando de algo em que não pode cometer erros, é indicado que o corretor automático seja desabilitado. Simples de se realizar, a desabilitação pode inclusive desativar as sugestões de palavras que surgem enquanto a palavra está sendo digitada.

É bom lembrar que a interface e a versão do Android podem ser diferentes de acordo com o aparelho, mas grande parte é bem similar.

Para começar, entre no menu principal (também conhecido como lista de aplicativos) e toque em Configurações. A seguir, procure a categoria Idioma e então Teclado e métodos de entrada.

Ali, procure o item Correção Automática e quando uma janela abrir, escolha quão agressivo o sistema de correção deve ser. As opções são Desativado, Moderado, Agressivo ou Muito Agressivo. Para que a correção automática seja desligada, você deve marcar a opção Desativado.

Para desativar também as opções de correção, basta tocar em Exibir Sugestões de Correção e seguir o mesmo procedimento do item anterior, selecionando qual nível você deseja entre Mostrar sempre, Mostrar em modo retrato e Sempre ocultar. Selecione Sempre ocultar para desativá-las completamente.

O SwiftKey, o qual já falamos antes aqui no blog, é uma alternativa para quem deseja manter as sugestões de palavras do teclado mas não gosta do sistema do Android. Ele está disponível gratuitamente na Play Store, mas pode ser incrementado com mais recursos por uma certa quantia. Vale a pena conferir!

Fonte