30/01 Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos


 

 
Seja por conta da saudosa “Turma da Mônica” ou mesmo por conta das aventuras dos heróis, provavelmente as histórias em quadrinhos – ou simplesmente HQs – já fizeram ou fazem parte da sua vida até hoje. Mas você já se perguntou como elas surgiram?
 
Considerada a nona arte, as histórias em quadrinhos são narrativas que mesclam desenhos sequenciais, normalmente no sentido horizontal, com pequenos textos apresentando diálogos ou descrições de cena.
 
A primeira história em quadrinhos moderna foi criada em 1895, lá nos Estados Unidos, por Richard Outcault, onde essa linguagem com personagens fixos e diálogos em balões foi vista pela “primeira vez” na “The Yellow Kid”. A história começou sendo publicada em jornais sensacionalistas, mas o sucesso foi tanto que logo diversos jornais de renome a disputavam.
 
Vale lembrar, no entanto, que esse formato não foi inventado por Outcault. Se pararmos para buscar quando, de fato, as histórias em quadrinhos foram criadas, podemos ir tão longe quanto as pinturas rupestres feitas pelos homens das cavernas, que relatavam suas caçadas.
 
Já aqui no Brasil, a primeira história em quadrinhos surgiu alguns anos antes da obra de Outcault. “As aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte” foi criada pelo cartunista Angelo Agostini e publicada no dia 30 de janeiro de 1869 na revista Vida Fluminense. Por conta disso, hoje celebramos o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos em 30 de janeiro.
 
Atualmente, a história em quadrinhos de maior sucesso no Brasil é a “Turma da Mônica”, criada por Mauricio de Souza. Os gibis, que já tem quase 60 anos de história, são responsáveis por 86% do mercado do ramo no país, além de terem sido publicados em 40 países, em 14 idiomas diferentes.
 
Além das obras de Mauricio de Souza, outro grande nome da 9ª arte aqui no Brasil é Ziraldo. Criador do Menino Maluquinho e de vários outros personagens, lançou em 1960 a Turma do Pererê, que inovou ao ser a primeira história em quadrinhos a cores produzida no Brasil.
 
Esses dois nomes foram os grandes responsáveis por abrir espaço para diversos outros quadrinistas que hoje estão conquistando cada vez mais espaço no país, como os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, premiados internacionalmente pela série “Daytripper”, publicada no Brasil pela Panini Comics. Os irmãos são responsáveis também pela Grafic Novel do clássico Dois Irmãos, escrita por Milton Hatoum.
 
Aqui na Baixada Santista contamos com a Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, localizada em Santos, na Orla da Praia, e que conta com cerca de 49 mil títulos em seu acervo, disponibilizado gratuitamente ao público. Em comemoração ao Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, a Gibiteca fará uma edição especial do “Baú da Gibiteca”, em que distribuirá 250 gibis a seus visitantes, entre as 13h e as 19h desta terça-feira.

Nenhum Comentário

*Nome: *Email:

Site:
*Comentário:

HOME / QUEM SOMOS / SERVIÇOS / PORTFÓLIO / BLOG / CONTATO