Notícia

Conheça as novidades

06 de jan

Curiosidades: a origem do código de barras

A invenção que revolucionou o varejo


O código de barras é uma mão na roda para agilizar na compra e venda de produtos. Encontrado frequentemente em supermercados, o código de barras demorou quase 30 anos de pesquisas e desenvolvimento para tornar-se acessível.

O código de barras é uma representação visual de uma sequência numérica que identifica um produto, cada grupo de 7 barras corresponde a um dos algarismos abaixo delas, um sensor óptico identifica os números, que geralmente são 13 e indicam o pais de origem, o fabricante e o produto.

O primeiro sistema para codificação automática de produtos foi patenteado por Bernard Silver e Norman Woodland, em 1949. Eles usaram um padrão de tinta que brilhava debaixo de luz ultravioleta, mas esse sistema era caro demais e a tinta não era muito estável. O sistema usado hoje foi descoberto pela IBM, em 1973.

O primeiro produto que foi registrado por código de barras foi um pacote de chicletes no supermercado Marsh`s na cidade de Troy, nos Estados Unidos, em 26 de junho de 1974. Isso deu início a uma nova era do varejo, acelerando os caixas e dando às companhias um método mais eficiente para o controle do estoque.

No Brasil, o código de barras foi introduzido formalmente em 29 de novembro de 1984. Em 1994 os japoneses criaram o QR Code que revolucionou o código. Se hoje você já demora na fila do supermercado, imagina se não houvesse essa invenção? Essas e outras curiosidades você encontra aqui no blog da Summer Comunicação, todos os dias uma notícia nova!