Notícia

Conheça as novidades

02 de dez

Conheça os diferentes tipos de touchscreen

Em terra de touchscreen quem tem polegar é rei.

Em tempos de rápidas mensagens, a interação com o aparelho é cada vez mais essencial. Usuários de smartphones, tablets, e até caixa de bancos estão cada vez mais propensos às telas sensíveis ao toque, mais conhecidas como touchscreen. Mas você sabe como funciona essa tecnologia?

Parece recente, mas o primeiro touch foi utilizado em 1976 pela “Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear”. No início, existia apenas o resistivo, que para simplificar são duas camadas que trabalham juntas para deslizar determinada informação. Com o passar do tempo, surgiram novos touchscreens, como o capacitativo, que apresenta quatro camadas e se move através da carga elétrica do dedo, sendo essa a razão de não podermos utilizá-lo com luvas.

Outros dois tipos de tela existentes são a “Tela de ondas acústicas” e o “Sistema de microcâmeras do Microsoft Surface”, uma velha briga entre a Apple e Microsoft. Ambas as telas são mais avançadas, mas ainda pouco presentes no mercado.

A interatividade é a chave da vez. Já imaginou poder compartilhar informações por holograma para vários amigos ao mesmo tempo, ou mesmo passar informações pelo “vento” sem usar bluetooth e wi-fi? Isso já é possível! O futuro está batendo em nossa porta, grandes empresas estão investindo forte nessa tecnologia, e cada vez mais as telas de ficção científica estão caindo em nossas mãos.