Notícia

Conheça as novidades

29 de nov

Como surgiu a Black Friday?



 
Originalmente, a Black Friday acontece na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. Essa data foi escolhida já que o esse feriado marca o início “oficial” do período de compras para o Natal e também porque nos próprios desfiles (as “parades”) de Ações de Graças, o Papai Noel fazia sua primeira aparição.
 
Mas nem sempre o termo foi usado para designar os descontos enormes e correria de compras – no século 19, “Black Friday” foi a crise financeira que chegou aos Estados Unidos, e foi apenas na década de 60 que ela tomou a forma que conhecemos hoje: filas enormes para comprar produtos com descontos arrasadores. Muitas lojas de varejo vêm até mesmo antecipando a Black Friday para a noite da quinta-feira anterior, atraindo mais consumidores e aumentando o lucro.
 
No Brasil, a primeira edição da Black Friday foi em 2010, totalmente online, mas deixou a desejar com descontos não tão convincentes. Hoje, em sua 4ª edição, centenas de lojas aderiram ao evento e os produtos com desconto vão desde eletrônicos e livros até passagens aéreas. A proporção do evento e os descontos ainda não são tão grandes como lá fora, mas quem sabe um dia não veremos barracas de acampamento na frente das lojas de departamentos.