Notícia

Conheça as novidades

17 de abr

Conheça os benefícios do videogame na infância



 
Quando relacionamos crianças a videogames, geralmente pensamos no quão prejudicial deve ser para os pequenos passar longos períodos de tempo em frente a uma tela, principalmente sem nenhum tipo de interação com o mundo externo. Para a surpresa de muitos, no entanto, os videogames podem trazer diversos benefícios para a vida das crianças.
 
Um dos benefícios mais perceptíveis é a ampliação de vocabulário. Palavras como “fase”, “tarefas”, “missão” e “adquirir vidas”, incomuns no dia a dia, passam a ser usadas com mais frequência pela criança, provocando também mais curiosidade pela leitura e pela interpretação de texto. Para organizar-se dentro do jogo, a criança também tende a desenvolver competências em memória, atenção, planejamento de ações e organização, que podem ser aplicadas também em sua vida pessoal.
 
Nos jogos, as derrotas são comuns – assim como na vida – então os pequenos aprendem a lidar com esse sentimento de frustração e são instigados a continuar tentando. Todas essas ações conferem uma espécie de autonomia para a criança, muito importante para seu relacionamento em sociedade.
 
Mas para que esses benefícios sejam realmente eficazes, é dever dos pais ficar atento à faixa etária indicada nos jogos, além de estipular o tempo e as regras para a criança utilizar o videogame.
 
Gostou dessa notícia? Fique ligado nas redes sociais da Summer e confira muito mais!