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14 de jan

Atenda seu cliente online e em tempo real!

 
Todo mundo quer um atendimento rápido e eficiente, e toda empresa precisa atender a esse desejo tão importante para a efetivação de uma venda ou a manutenção de um bom relacionamento. Na internet é possível utilizar várias ferramentas que vão garantir que seu cliente não fique insatisfeito com você. Algumas são pagas, mas também há alternativas gratuitas para você nunca deixá-lo na mão.
 
1. Skype
O Skype tem uma base de usuários muito grande, muitos que já utilizavam o serviço mesmo antes da aquisição pela Microsoft e outros que migraram do MSN ou Windows Live Messenger. Mas o resultado é que 17,6 milhões de brasileiros no ano passado usaram o serviço, o que representa 6,2% de todos os usuários a escala mundial. Utilizar o messenger para atender os clientes já é muito comum em alguns segmentos, como comércio exterior. Vale a pena.
 
2. Hangouts do Google (antigo Gtalk)
O Gmail é o serviço de e-mail do Google e o maior do mundo. Várias empresas utilizam essa plataforma para trocar mensagens com clientes, fornecedores, entre outros. Se a sua empresa também utiliza o Gmail, basta habilitar o Hangouts (ou Gtalk) para conversar em tempo real com outro usuário do serviço. Pode ser a forma mais fácil e econômica de agilizar o atendimento com o seu cliente.
 
3. Chat online no seu site
Outra solução, mas geralmente paga, é utilizar chats no seu próprio site. O usuário que estiver interessado em algum serviço da sua empresa ou precisar resolver algum problema precisa apenas apertar um botão, preencher alguns dados e pronto, começa a conversar com um atendente que irá dar todo o suporte. O resultado obtido é muito satisfatório e a probabilidade do consumidor comprar novamente ou indicar para um amigo aumenta sempre.
 
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