Notícia

Conheça as novidades

13 de maio

As redes sociais podem influenciar na carreira profissional?



 
Diversas plataformas digitais dispõe de serviços como o envio de fotos e vídeos. Interação entre pessoas por meio de publicações e comentários. O que era pra ser uma ferramenta de comunicação tem tornado a vida dos internautas cada vez mais exposta.
 
Quem tira vantagem disso tudo são as empresas, que tem tornado comum a prática da “espiada” no processo de seleção de novos funcionários.
 
As informações publicadas nas redes sociais servem como critério de avaliação para os especialistas. Onde o avaliador tem oportunidade de conhecer este profissional também no seu intimo, fazendo uma rápida análise, que pode ser de critério decisivo.
 
O peso de uma publicação inadequada pode acarretar na exclusão do candidato no processo seletivo. O uso da rede como um canal de reclamação é bastante comum, ainda mais frequente são os casos onde demonstra insatisfação por chefes e colegas de trabalho.
 
Por isso, tome cuidado com o seu comportamento nas redes sociais. Características negativas como agressividade, palavreado inadequado, preconceito, entre outros são postos na balança.
 
Mas fique tranquilo, a avaliação de comportamento do candidato nas redes sociais não exclui uma possível entrevista – a não ser em casos extremos.
Essa prática de análise de perfis sociais é uma forma complementar a avaliação profissional. Dado muitos casos em que não se pode saber a real procedência das informações, em meio a tantos perfis sociais que assumem estereótipos e defendem opiniões coletivas. O que não deve ser critério que dirá respeito à competência do profissional, porém muitas empresas não entendem assim.
 
A dica é: Use as redes sociais à seu favor sempre. Publique informações verdadeiras e éticas. Isso pode ser decisivo em alguns momentos.