Notícia

Conheça as novidades

08 de abr

13 desvantagens em ter um site grátis


 

1. Você não é dono do seu site

Já poderíamos parar o post por aqui. Se a marca é sua e o produto ou serviço são seus, por que com o site deveria ser diferente? Ao hospedar seu site em uma plataforma gratuita, você reduz a qualidade da divulgação significativamente, leia o resto e descubra por quê!

 

2. Sem domínio próprio

Outra grande desvantagem é ter que associar sua marca à outra. Quando você cria seu site em um serviço de hospedagem grátis, o nome da plataforma ganha mais destaque do que a sua própria marca, por exemplo: www.plataformagrátis.com/suamarca, ou www.suamarca.plataformagratis.com. E além de não dar o destaque merecido, ainda torna seu endereço mais difícil de ser memorizado.

 

3. Templates prontos

O template pode ser uma ferramenta muito útil e prática. Mas hoje o mercado é feroz e você tem que ser criativo: sua marca deve ser personalizada, ter uma identidade única. Plataformas de sites gratuitos oferecem padrões engessados, e assim não dá para ir muito longe.

 

4. Recursos limitados e (muitas vezes) ultrapassados

Quando você dispensa um serviço de layout e hospedagem pagos, você diminui (e muito) as possibilidades funcionais e criativas para seu novo site. Por ter aderido um serviço gratuito, a probabilidade de seu site ser feito com uma tecnologia ultrapassada que já não é mais tão eficiente, como o Flash.

 

5. Sem contas de e-mail

Quando você tem um servidor pago para a hospedagem do seu site, você também pode contratar um pacote de contas de e-mail também. Os e-mails serão seunome@SUAMARCA.com, o que coopera para uma imagem muito mais profissional.

 

6. Espaço limitado para conteúdo

Ter limites para armazenagem de conteúdo é um problema enorme. Ter limites de páginas e de mídia dentro do seu site pode fazer com que seu serviço ou produto seja apresentado de forma superficial, e o que é pior: incompleta.

 

7. Não funcionam em dispositivos móveis

O número de smartphones só cresce e cada vez mais pessoas estão utilizando seus celulares para buscar informações também. Plataformas gratuitas não oferecem versões mobile para seu site, o que dificulta o carregamento e visualização do seu site nesses dispositivos.

 

8. Lenta indexação nas buscas

Quando as pessoas procuram por um produto ou serviço, vão direto ao Google, que por sua vez lista os sites com conteúdo relevante e atualizado. Plataformas grátis dificultam a visibilidade da sua marca nas buscas, então a chance de um cliente em potencial clicar em um site concorrente que foi bem feito é maior.

 

9. Publicidade

Nada irrita mais um usuário que publicidade indesejada no meio do seu site. Por se tratar de uma plataforma gratuita, ela própria utiliza o espaço do seu site (que na verdade é dela) para manter o serviço ativo.

 

10. Instabilidade do servidor

Tudo que é grátis chama mais atenção. Mas… justamente por ser grátis acaba gerando uma demanda maior, o que pode resultar em queda de qualidade do serviço e até mesmo erros e lentidão.

 

11. Falta de suporte técnico

Você pode até ter escolhido um serviço gratuito… Mas não espere receber um suporte personalizado, eficaz e… gratuito. É muito mais provável que você ganhe dores de cabeça de brinde.

 

12. Falta de credibilidade

Depois de tantas limitações, falta de destaque e baixa funcionalidade, o máximo que você pode esperar dos visitantes do seu site é que eles desconfiem de uma marca ‘poluída’ e procurem por uma segunda opção.

 

13. Possibilidade de sair do ar a qualquer momento

Com todos esses problemas que explicamos e com o agravante de ser gratuito, a plataforma pode sair do ar a qualquer momento e te deixar na mão. E não é isso que você quer, não é mesmo?

  
Invista na sua marca de maneira eficiente e com garantia de resultados! Nós da Summer Comunicação somos especializados na criação de identidade visual e trabalhamos com estratégias para aumentar sua visibilidade na internet.

 

Próxima notícia