24/02 10 dicas de David Ogilvy para escrever melhor

A lista foi criada em 1982, mas não poderia ser mais atual.


 
David Ogilvy, fundador da agência Ogilvy & Mather, é um dos principais nomes da história da comunicação. Considerado o Mago da Publicidade, Ogilvy escreveu um memorando com dez dicas para melhorar a escrita. A lista foi enviada aos funcionários da agência em Setembro de 1982, mas traz instruções úteis, que merecem a sua atenção.
 
Vale lembrar que escrever bem é fundamental, não apenas para os publicitários, mas para qualquer profissional.
 
“Como escrever”
 
Quanto melhor você escrever, mais longe irá na Ogilvy & Mather. Pessoas que pensam bem, escrevem bem. Escrever bem não é um dom natural. Você precisa aprender a escrever. Aqui vão 10 dicas:
 
1. Leia o livro “Writing That Works”, de Kenneth Roman e Joel Raphaelson. Leia três vezes.
 
2. Escreva do jeito que você fala. Naturalmente.
 
3. Use palavras curtas, sentenças curtas, parágrafos curtos.
 
4. Nunca use jargões como “reconceituar” ou “desmassificação”. Eles são marcas de que você não passa de um pretensioso.
 
5. Nunca escreva mais de duas páginas sobre um mesmo assunto.
 
6. Confira a grafia.
 
7. Nunca mande uma carta ou um memorando no mesmo dia que você o escreveu. Leia em voz alta no dia seguinte e então edite.
 
8. Se é alguma coisa importante, chame um colega para melhorar.
 
9. Tenha certeza de que a mensagem está clara para o seu leitor.
 
10. Se você quer ação, não escreva. Vá até a pessoa e diga o que quer.

Nenhum Comentário

*Nome: *Email:

Site:
*Comentário:

HOME / QUEM SOMOS / SERVIÇOS / PORTFÓLIO / BLOG / CONTATO